O PRÊMIO - EDIÇÃO 2016

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Para a edição de 2016 foram incluídas algumas novidades

  • Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016, mesmo que não haja a continuidade da bolsa para o próximo período (1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017).
  • O prazo limite para que o agraciado com o prêmio solicite a bolsa de mestrado passa a ser de 24 meses, contados a partir da cerimônia de entrega do Prêmio.
  • A formatação do relatório do bolsista para apresentação ao Prêmio é a seguinte:
  • Relatório do bolsista (relativo ao período de 1 de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:

    - Título do trabalho;
    - Nome, e-mail e telefones do bolsista;
    - Nome, endereço, telefone, e-mail da Instituição de vínculo da bolsa;
    - Nome, e-mail e telefones do professor orientador;
    - Resumo;
    - Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
    - Desenvolvimento (metodologia e análise);
    - Conclusão (resultados da pesquisa), e
    - Referências bibliográficas.

PRÊMIOS

  • - Categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica:

    • Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais);
    • Uma bolsa de Mestrado ou Doutorado, no país, ao bolsista agraciado, por categoria e por cada grande área do conhecimento;
    • Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2017.

    Nota 1: O prazo limite para início da utilização da bolsa de mestrado ou doutorado será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio. As bolsas serão implementadas, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

  •  - Categoria Mérito Institucional:

    • Um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela CAPES.
    • Uma passagem aérea e hospedagem para permitir a participação do dirigente da instituição agraciada na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2017.

Notícias

CNPq lança 14ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Para esta edição, a premiação foi ajustada para permitir ao agraciado a opção por uma bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país. Serão aceitas inscrições realizadas de 04 de novembro de 2016 até 10 de março de 2017.


Conheça os vencedores da 12ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

A edição 2014 do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica premiará seis estudantes escolhidos como os melhores trabalhos entre os bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, além do vencedor no Mérito Institucion...


68ª SBPC - CNPq entrega Prêmios durante a SBPC

A partir do próximo domingo, dia 3, Porto Seguro (BA) será palco de um dos mais importantes encontros científicos do país, a Reunião Anual da SBPC. Em sua 68ª edição, o evento será realizado nas dependências da Universidade Federal do Sul...